Buraco de Mácula

O que é o buraco macular?

Buraco macular ou buraco de mácula é uma doença que atinge o centro da retina, onde se localiza a mácula, formando um buraco gradativo que compromete o centro da visão. A doença é mais comum após os 60 anos de idade.

A mácula é uma região importante no processo de visão. É constituída por células fotorreceptoras, que proporcionam a visão clara e nítida, além da visão de detalhes e cores. Quando não tratada há perda do campo visual central.

Pouco se sabe sobre o surgimento da doença. Ela aparece de maneira distinta como traumas oculares, envelhecimento dos olhos, processos inflamatórios, mas a principal causa do aparecimento do buraco macular são as forças tracionais exercidas pelo vítreo.

Quais os sintomas do buraco macular?

O sintoma principal é a redução central da visão, porém o que ocorre geralmente é do portador do problema não percebe logo de início da doença quando atinge apenas um olho, pois o olho saudável compensa a dificuldade de enxergar do outro.  Os demais sintomas são dificuldade para leitura ou não enxergar o próprio rosto e das pessoas ou dificuldade ver televisão, embaçamento visual central ou visão com tortuosidade.

Como é feito o diagnóstico do buraco macular?

O diagnóstico para detecção do buraco de mácula é feito através de exames que ampliam essa região permitindo observar o grau de comprometimento são eles: mapeamento de retina, retinografia, angiografia de retina e tomografia de coerência óptica.

Como é o tratamento do buraco macular?

A vitrectomia posterior é o tratamento que consiste em aliviar a pressão tracional do vítreo através da aplicação de um gás (ar ou óleo) dentro do olho e dessa forma permitir a cicatrização do buraco macular. O gás é absorvido pelo organismo e em seu lugar é formado um líquido.

Como é o pós-operatório do tratamento do buraco macular?

A recuperação da visão é gradativa, porém o paciente deve seguir toda a orientação do médico para evitar complicações.

Existe prevenção do buraco macular?

Para prevenir essa e demais doenças oculares deve-se ir preventivamente ao especilista de retina. A cirurgia deve ser feita de forma precoce. Os casos inicias podem recuperar totalmente a visão.