Início » Cirurgia de Catarata
A cirurgia de catarata é um procedimento para remover a lente do olho e, na maioria dos casos, substituí-la por uma lente artificial. Normalmente, a lente do seu olho é transparente. A catarata faz com que a lente fique turva, o que acaba afetando sua visão.
A cirurgia de catarata é realizada por um oftalmologista cirurgião, em regime ambulatorial, o que significa que o paciente não precisa ficar no hospital após a cirurgia.
A cirurgia de catarata é muito comum e um procedimento seguro.
Existem duas técnicas principais para realizar o procedimento: facoemulsificação, conhecida como PHACO, e extração de lente extracapsular (EECP).
A cirurgia realizada através do laser é um procedimento moderno. A principal diferença entre cirurgia a laser e facoemulsificação está na maneira de se fazer alguns passos cirúrgicos. Na cirurgia a laser, o próprio laser é responsável pela incisão, oferecendo maior precisão.
Uma vez feita a incisão, ambos os procedimentos são semelhantes, pois a lente é removida e a nova lente intraocular é inserida.
Neste tipo de tratamento, um colírio anestésico é usado para evitar que o paciente sinta dor durante a cirurgia. Em seguida, a lente é aspirada e substituída por uma lente intraocular dobrável.
O procedimento é realizado com auxílio de ultrassom de alta precisão capaz de emulsificar o núcleo, facilitando a extração da catarata. O processo de recuperação pode levar cerca de uma semana.
A cirurgia geralmente é um procedimento ambulatorial e leva, geralmente, menos de uma hora para ser finalizada.
Antes de mais nada, o médico aplica gotas de uma substância que dilatará a pupila no olho do paciente. O mesmo receberá um anestésico local para anestesiar a área e poderá receber um sedativo para ajudá-lo a relaxar. Se o paciente receber um sedativo, poderá ficar acordado, mas ficará sonolento durante a operação.
Durante a cirurgia, a lente turva é removida e uma lente artificial transparente é implantada. No entanto, em alguns casos, a catarata pode ser removida sem o implante de uma lente artificial.
Alguns dos métodos cirúrgicos usados para remover a catarata incluem:
Uma sonda de ultrassom é usada para quebrar a lente para remoção, também conhecido como facoemulsificação, o cirurgião faz uma pequena incisão na frente do olho (córnea).
O cirurgião então usa a sonda, que transmite ondas de ultrassom, para quebrar (emulsificar) a catarata e aspirar os fragmentos. A parte de trás da lente (a cápsula da lente) é deixada intacta para servir como um local de suporte para a lente artificial. Pontos podem ser usados para fechar a pequena incisão na córnea na conclusão do procedimento.
Fazendo uma incisão no olho e removendo a lente de uma só vez. Um procedimento usado com menos frequência chamado extração extracapsular de catarata requer uma incisão maior do que a usada para facoemulsificação. Através desta incisão maior, o cirurgião usa ferramentas cirúrgicas para remover a cápsula frontal da lente e a lente opaca que compreende a catarata. A cápsula traseira da lente é deixada no lugar para servir como um local para a lente artificial descansar.
Este procedimento pode ser realizado caso o paciente tenha certas complicações oculares. Com a incisão maior, são necessários pontos.
Os sintomas mais comuns após a cirurgia são:
Recomenda-se repouso após a cirurgia de catarata e retorno ao trabalho depois de 7 dias. A visão pode ficar um pouco embaçada e geralmente melhora dentro de cinco dias, mas atividades leves, como assistir TV ou enviar mensagens de texto no telefone, podem ser feitas no mesmo dia da cirurgia.
Leia também:
Agende uma consulta com a doutora especialista em retina e cirurgia de catarata e dê o primeiro passo para uma visão saudável e nítida. Sua saúde ocular merece o melhor cuidado.
A cirurgia de catarata é irreversível, uma vez que a lente natural turva fora removida ela não pode ser recolocada novamente. No entanto, se houver um problema com a lente intraocular (LIO), usada durante o procedimento ou algum outro tipo de complicação, os aspectos da cirurgia podem ser ajustados ou refeitos. A cirurgia de catarata é uma das mais seguras e eficazes. A revisão deste procedimento raramente é necessária.
Pode ser necessário usar óculos se o paciente tiver um grau residual anterior, ou dependendo da lente implantada.
O paciente precisará evitar algumas práticas após o procedimento, algumas delas incluem:
Depois da cirurgia de catarata, é necessário tomar alguns cuidados como: evitar coçar, massagear ou esfregar os olhos e também optar por dormir no lado oposto do olho operado por 7 dias.
Deve-se usar óculos de sol por um período de 1 semana pois é muito comum a sensibilidade à luz nos primeiros dias.
Caso esteja com dor, é recomendado o uso de um analgésico de sua preferência, se a dor não melhorar, avisar sempre seu médico.
Faça caminhadas leves nas primeiras semanas depois da cirurgia. Prefira manter a caminhada em solo reto em vez de caminhar em uma ladeira ou declive. Evite uma caminhada extenuante e, em vez disso, caminhe pelo bairro.
A cirurgia de catarata é um procedimento simples que pode salvar sua visão, aos primeiros sintomas nunca deixe de procurar um oftalmologista especialista em catarata para inicio imediato do acompanhamento. Para saber mais acesse: Com quantos dias posso caminhar após cirurgia de catarata?
Agende uma consulta com a doutora especialista em retina e cirurgia de catarata e dê o primeiro passo para uma visão saudável e nítida. Sua saúde ocular merece o melhor cuidado.
MÉDICA – CRM-SP: 150.466
Especialidade: Oftalmologia, RQE: 57238
Formada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina e especialista em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Com ampla experiência em retina clínica e cirúrgica, é especialista em cirurgias de retina e catarata. Atua como médica assistente e orientadora no Hospital de Transplantes Dr. Euclides de Jesus Zerbini.
Você sabia que o reembolso médico lhe garante o direito de escolher seu oftalmologista de preferência, mesmo que eles não sejam cadastrados no seu Plano de Saúde?
As informações contidas em nosso site têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvida, consulte um profissional médico, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas as informações aqui publicadas têm cunho educativo e são previamente revisadas pela Oftalmologista Dra. Geraldine Ragot de Melo, CRM-SP 150.466 | RQE 57238.
© 2020 – 2024 – Dra. Geraldine Ragot de Melo.Todos os direitos reservados. Criado e Gerenciado por: Black Cat Marketing Digital – Agência de Seo para Médicos.