Início » Facoemulsificação
Qualquer mancha que aparece no cristalino, a lente natural de nossos olhos, é identificada como catarata, uma doença ocular que causa visão embaçada, perda de nitidez e dificuldade de diferenciar as cores, sintomas que fazem o paciente perder a capacidade de ler, dirigir e executar muitas outras rotinas.
A cirurgia de catarata pode devolver a qualidade de vida dos que sofrem dessa doença comumente causada pelo envelhecimento natural do cristalino, mas que também pode surgir por fatores congênitos, genéticos e metabólicos, por acidentes que atingem o crânio ou até pancadas no olho.
Esta cirurgia é realizada por meio de uma técnica chamada facoemulsificação, que retira o cristalino danificado (a mancha opaca e esbranquiçada). Após sua remoção, o cristalino é substituído por uma lente sintética completamente translúcida para que o paciente tenha a visão restaurada.
Neste conteúdo, vamos te explicar as características da cirurgia de catarata, como é realizada a técnica e, por fim, como é a recuperação do paciente.
Boa leitura!
A cirurgia de catarata é um procedimento rápido, que normalmente leva por volta de 20 minutos, sem internação, de baixo risco (menos de 1% das cirurgias causam alguma complicação séria), o resultado é definitivo e o paciente pode ser liberado em até duas horas após a cirurgia.
Além disso, durante o procedimento o paciente não sente dor alguma, pois recebe anestesia local com colírios especiais e sedação leve.
Também é importante ressaltar que não existe risco de rejeição das lentes intraoculares (material sintético que substitui o cristalino danificado) e as incisões são tão pequenas que o olho cicatriza por conta própria, ou seja, não tem a necessidade de pontos, n maioria das vezes
Outra característica muito relevante, é que com essa cirurgia é possível corrigir o grau dos óculos.
A facoemulsificação é um procedimento que utiliza ultrassom para “diluir o cristalino” e então retirá-lo por meio de aspiração utilizando um equipamento muito parecido com uma caneta fina e delicada, com ponta menor que 3mm de diâmetro.
Esses ultrassons são de alta precisão e fragmentam o cristalino opaco o transformando num líquido, ou seja, o emulsificando a ponto de ser possível aspirá-lo com esta “caneta”. As incisões para a entrada do equipamento são minúsculas, com no máximo 3mm.
Após a remoção do cristalino opaco, é implantada a lente intraocular em seu lugar. Essa lente pode ser rígida ou flexível. O material a ser utilizado é determinado pelo oftalmologista de acordo com a necessidade do paciente, não se trata de uma opção estética ou de conforto.
Ao contrário das cirurgias de catarata convencionais, a facoemulsificação não requer pontos para fechar as incisões. Como é um procedimento pouco invasivo, inovador, rápido e seguro, é o mais indicado atualmente.
A técnica de facoemulsificação transforma a cirurgia de catarata num processo refrativo, entregando excelentes resultados visuais aos pacientes e reduzindo a dependência dos óculos num único tratamento.
Como dito anteriormente, o procedimento é pouco invasivo e o paciente é liberado em 2 horas após a cirurgia.
Nos primeiros dias é comum ter sensibilidade à luz e sentir um leve incômodo no olho, como se um pequeno cisco tivesse entrado. Caso esses sinais se estendam por um período maior é fundamental relatar ao oftalmologista durante as consultas de acompanhamento da evolução da recuperação.
É comum que o oftalmologista prescreva colírios para serem utilizados na primeira semana do pós-operatório.
Para que a regeneração do olho aconteça no período natural e não prolongue, é providencial que o paciente não consuma álcool ou drogas durante os primeiros 7 dias que procedem a cirurgia de catarata.
Além desses cuidados básicos, têm mais alguns específicos, confira:
Pronto, chegamos ao final deste conteúdo e agora você conhece melhor a facoemulsificação, a cirurgia de catarata que usa ultrassom para curar a doença. Se quiser aprender mais sobre a saúde dos olhos continue no blog!
Agende uma consulta com a doutora especialista em retina e cirurgia de catarata e dê o primeiro passo para uma visão saudável e nítida. Sua saúde ocular merece o melhor cuidado.
MÉDICA – CRM-SP: 150.466
Especialidade: Oftalmologia, RQE: 57238
Formada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina e especialista em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Com ampla experiência em retina clínica e cirúrgica, é especialista em cirurgias de retina e catarata. Atua como médica assistente e orientadora no Hospital de Transplantes Dr. Euclides de Jesus Zerbini.
Você sabia que o reembolso médico lhe garante o direito de escolher seu oftalmologista de preferência, mesmo que eles não sejam cadastrados no seu Plano de Saúde?
As informações contidas em nosso site têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvida, consulte um profissional médico, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas as informações aqui publicadas têm cunho educativo e são previamente revisadas pela Oftalmologista Dra. Geraldine Ragot de Melo, CRM-SP 150.466 | RQE 57238.
© 2020 – 2024 – Dra. Geraldine Ragot de Melo.Todos os direitos reservados. Criado e Gerenciado por: Black Cat Marketing Digital – Agência de Seo para Médicos.