Início » Fotocoagulação a laser
A fotocoagulação a laser é um tratamento médico, realizado por um médico retinólogo, que utiliza um laser para reduzir proliferação ou parar o sangramento de pequenos vasos sanguíneos. É um procedimento minimamente invasivo que é usado para tratar uma variedade de condições oculares, incluindo glaucoma, retinopatia diabética e outras questões relacionadas aos olhos. Este artigo irá explorar os benefícios, tipos, usos e riscos associados à fotocoagulação a laser.
A fotocoagulação a laser é um procedimento oftalmológico realizado rotineiramente em consultório que utiliza um laser para tratar sobretudo doenças vasculares. Durante o procedimento, um feixe de luz focalizado é usado para aquecer e formar tecido de cicatrização no epitélio pigmentado da retina. Isto sela o vazamento, reduzindo ou interrompendo o sangramento e ajuda a reduzir a formação de vasos sanguíneos anômalos que podem causar doenças como retinopatia diabética e o glaucoma neovascular.
A fotocoagulação pode ser realizada de duas formas: localizada quando é direcionada para vasos específicos ou ampliada, quando é preciso tratar a retina inteira e neste caso o procedimento é chamado panfotocoagulação.
Há muitos benefícios alcançados com o tratamento de fotocoagulação a laser, inclusive:
Um intenso feixe de luz é direcionado para a região que será tratada com a função de aquecer as células. Esta temperatura aumentada sob o epitélio pigmentado da retina provoca uma abrasão neste tecido levando a desnaturação das proteínas (processo no qual moléculas perdem suas funções devido a alguma mudança no meio, neste caso a alta temperatura), consequentemente, formam-se coagulações e tecidos de cicatrização o que resolve o problema ocular da região.
O raio laser é muito preciso e pode ser direcionado para a área exata que precisa ser tratada. O procedimento é rápido e pode ser concluído em apenas alguns minutos.
A fotocoagulação a laser é usada para tratar uma variedade de condições, destacamos as seguintes:
O processo de tratamento inclui as seguintes etapas:
A fotocoagulação a laser é um procedimento seguro, porém há alguns riscos e complicações que podem ocorrer, como por exemplo:
É importante discutir estes riscos e possíveis complicações com seu médico antes do procedimento.
É importante se preparar antes do procedimento. As seguintes medidas devem ser tomadas:
Após o procedimento, é importante seguir as instruções de cuidados pós-tratamento. Os seguintes passos devem ser seguidos para os cuidados pós-tratamento:
Você pôde acompanhar uma série de informações sobre a fotocoagulação a laser, um procedimento seguro e eficaz que pode ser usado para tratar uma variedade de condições, incluindo glaucoma, degenerações/roturas da retina e retinopatia diabética. O procedimento é minimamente invasivo e pode ser feito em um consultório médico. Discutir os riscos e possíveis complicações com seu médico antes do procedimento é importante pois será necessário seguir as instruções de cuidados pós-tratamento para garantir um resultado bem sucedido.
Leia também nosso texto sobre laser de argônio.
Reserve seu horário com a Dra. Geraldine Ragot de Melo pelo whatsapp!
Agende uma consulta com a doutora especialista em retina e cirurgia de catarata e dê o primeiro passo para uma visão saudável e nítida. Sua saúde ocular merece o melhor cuidado.
MÉDICA – CRM-SP: 150.466
Especialidade: Oftalmologia, RQE: 57238
Formada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina e especialista em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Com ampla experiência em retina clínica e cirúrgica, é especialista em cirurgias de retina e catarata. Atua como médica assistente e orientadora no Hospital de Transplantes Dr. Euclides de Jesus Zerbini.
Você sabia que o reembolso médico lhe garante o direito de escolher seu oftalmologista de preferência, mesmo que eles não sejam cadastrados no seu Plano de Saúde?
As informações contidas em nosso site têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvida, consulte um profissional médico, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas as informações aqui publicadas têm cunho educativo e são previamente revisadas pela Oftalmologista Dra. Geraldine Ragot de Melo, CRM-SP 150.466 | RQE 57238.
© 2020 – 2024 – Dra. Geraldine Ragot de Melo.Todos os direitos reservados. Criado e Gerenciado por: Black Cat Marketing Digital – Agência de Seo para Médicos.