Moscas volantes o que são e como tratar?

Moscas Volantes

É normal enxergar listas?

A saúde da visão é tão importante quanto a saúde do restante do nosso corpo. Afinal, ela funciona como uma janela que nos permite enxergar e entender o que acontece no mundo ao nosso redor, nos permitindo ter autonomia para desenvolver as atividades diárias. E se por algum motivo perdemos a capacidade de enxergar, o processo de adaptação torna-se muito difícil.

Você já ouviu falar em moscas volantes? Talvez não, mas se você apresenta os sintomas vai entender do que se trata. Leia mais abaixo!

O que são moscas volantes?

O nome é apenas uma alusão às moscas, mas na verdade este é um problema que se caracteriza pela presença de manchas, pontos ou círculos ou até mesmo linhas que se assemelham a sujeiras no campo de visão. Para algumas pessoas elas podem causar certo desconforto.

Na verdade estas manchas são resquícios de fragmentos de tecido e proteínas, que geralmente aparecem no fundo dos nossos olhos, região chamada de vítreo. O vítreo é uma gelatina transparente que fica grudada na retina, enquanto que a retina é responsável por converter luz em estímulo nervoso. Assim, as imagens são constituídas e decodificadas pelo nosso cérebro para que possamos enxergar.

O que fazer para corrigir o problema?

Além dos sintomas como manchas, linhas ou círculos, as moscas volantes se movem quando você mexe os olhos ou quando tenta olhar para elas. Além disso, é mais fácil de conseguir observá-las quando olhamos para paredes brancas. Para tratar o problema você deve ir ao oftalmologista e seguir as orientações, uma vez que cada paciente pode ser tratado de uma forma diferente, dependendo da situação.

Sempre que as manchas aumentam de tamanho ou quantidade, dificultando a visão, o paciente deve procurar o seu médico. Nestes casos o médico pode recomendar uma cirurgia para retirar estas manchas, ou fazer a substituição do vítreo por outra substância.

Moscas Volantes podem provocar cegueira?

As moscas volantes em si não costumam provocar a cegueira, mas se o seu aparecimento estiver relacionado a um descolamento de retina, sim. Em casos de descolamento de retina é essencial que o paciente se dirija o mais rápido possível a um atendimento médico.

Isso é importante porque o descolamento de retina não pode ser negligenciado. Além disso, não há uma percepção clara por parte do paciente sobre o problema devido aos sintomas leves. Por isso, caso as moscas volantes surjam de maneira repentina, procure

atendimento médico imediatamente. Na maioria dos casos não há necessidade de cirurgia, mas se elas indicarem um problema maior é preciso investigar.

Entre os sintomas do descolamento de retina estão:

Na visão, o paciente pode apresentar incapacidade de enxergar, perda de visão central e/ou periférica, sensibilidade à luz, visualização de flashes luminosos, visualização de pontos ou visão embaçada. Nos olhos, raramente há alteração, mas pode apresentar a pupila dilatada, além de vermelhidão e até mesmo sangramento, dependendo da causa do descolamento.

Saiba por que flashes de luz aparecem na visão

Os flashes de luz acontecem quando alguma coisa que não seja a luz ambiente acaba estimulando a retina. Esse estímulo faz com que a retina envie um estímulo para o cérebro e ele o interpreta como um simples flash de luz que podem parecer raios, manchas ou estrelas.

Existe um tipo de colírio específico para moscas volantes?

Não existem colírios para o tratamento das moscas volantes. Caso leia alguma coisa defendendo a ideia na internet, desconsidere! O que existem são estudos científicos que visam tratar o problema. Por isso, qualquer coisa que não seja orientada pelo seu médico, não siga. Se surgirem os sintomas, faça uma avaliação completa com o médico oftalmologista e evite esforço físico antes que ele apresente um diagnóstico.

É preciso usar óculos?

Não há nenhuma relação entre as moscas volantes e o uso de óculos de grau ou lentes de contato. Estes recursos nem são fatores de risco, muito menos tratamento para o problema.

O surgimento de moscas volantes em jovens

Geralmente as pessoas que têm mais de 40 anos de idade e míopes tendem a não ter uma visão tão limpa. No caso dos jovens não se pode dizer que é mais perigoso, pois o problema pode acontecer em qualquer idade.

Quer saber mais sobre este e outros problemas relacionados à saúde da visão? Continue explorando os conteúdos do blog que te ajudarão a entender os sinais que indicam que você deve procurar um oftalmologista!