Catarata

O que é a catarata?

A catarata é a opacificação do cristalino (lente natural do olho). Como sintoma, visão vai se embaçando gradualmente até que a pessoa passe a enxergar apenas vultos e flashes de luz. Nos quadros mais graves e avançados, a catarata pode causar cegueira no(s) olho(s) afetado(s).

Por isso, é importante saber quais são os fatores de risco e ficar ligado(a) aos sintomas da catarata.

Caso você faça parte do grupo vulnerável ou identifique alguma anormalidade, é fundamental procurar pelo oftalmologista para garantir a recuperação da vista antes que a doença chegue num estágio irreversível.

Quais são os fatores de risco?

A grande maioria das doenças tem mais facilidade de surgir em pessoas com certas vulnerabilidades. No caso da catarata, os principais fatores de risco são:

• Histórico de infecções oculares;
  • Idade avançada – De cada 5 pessoas com mais de 65 anos uma desenvolve a catarata. Depois dos 75 anos essa proporção é ainda maior, afetando metade dos indivíduos nessa faixa etária;
  • Exposição solar intensa e sem proteção;
  • Uso prolongado de colírios com corticoides;
  • Traumas nos olhos ou na região da órbita;
  • Diabetes;
  • Alcoolismo; e
  • Tabagismo.

Portanto, se você se encaixa em algum desses fatores de risco, é importante ter uma frequência maior de consultas com o oftalmologista, ao menos uma vez por ano e não somente quando algum problema nos olhos ou anormalidade na visão aparecer.

Os sintomas da catarata

Antes de elencar os sintomas, é fundamental ressaltar que a catarata em sua fase inicial não pode ser diagnosticada a olho nu e nem sempre é percebida com facilidade pelas pessoas acometidas pela doença.

Por isso é tão importante que os indivíduos com mais de 45 anos consultem o oftalmologista com intervalos menores de tempo. O ideal é a cada 6 meses ou ao menos uma vez por ano.

Outro fator fundamental para diagnosticar a doença, tratá-la e escapar da cegueira, é dar atenção especial aos sintomas da catarata. Veja quais são eles:

• Vista embaçada, nebulosa;
  • Mudanças contínuas no grau dos óculos (alteração gradual da refração);
  • Sensibilidade à luz;
  • Cores desbotadas;
  • Luzes com reflexos espalhados e com auréolas brilhantes à sua volta;
  • Duplicidade na visão;
  • Dificuldade para ler, dirigir e em outras atividades que requerem uma boa visão.

Como é feito o diagnóstico da Catarata?

O diagnóstico da catarata é simples, bem rápido e feito com um procedimento que avalia a estrutura interna dos olhos por meio do oftalmoscópio, um instrumento que consegue identificar a existência de opacidade no cristalino.

Como é o tratamento da catarata?

O tratamento é feito por meio de cirurgia de catarata, procedimento delicado, porém rápido, seguro e com altíssimos índices de sucesso. Para isso, é aplicada anestesia local e feita a substituição do cristalino natural por um lente artificial.

Recuperação da Cirurgia

A recuperação também é rápida, o paciente é liberado no mesmo dia e precisa evitar movimentos bruscos ou inclinação da cabeça. Além disso, também é necessário o uso de colírios a fim de garantir uma boa recuperação, sem o risco de inflamações ou infecções no olho operado.

Quando a catarata é presente em ambos os olhos do paciente, é preciso tratar um olho de cada vez, com um intervalo de pelo menos 15 dias entre uma cirurgia e outra.