Início » Úlcera em pé diabético
A diabetes é uma doença degenerativa caracterizada pelo aumento da glicose no sangue, a hiperglicemia, que passa por diferentes estágios e pode chegar a quadros graves, com lesão de órgãos alvo, como a perda de visão, infarto, AVCs e ainda também.pode cursar com úlcera nos pés.
A úlcera em pé diabético é uma complicação que, apesar de comum, é muito séria. A associação que o diabetes tem com neuropatias, isquemias e deformidades causa um alto risco de desenvolvimento de úlceras nas extremidades inferiores que possuem baixa probabilidade de cicatrização.
Isto acontece porque o suprimento sanguíneo no pé do diabético é baixo e deixa o membro propenso a infecções e necroses que podem atingir até os tecidos mais profundos, como o ósseo.
Infelizmente, quando não tratada adequadamente, a úlcera em pé diabético causa grandes impactos na qualidade de vida dos acometidos pela doença e, na pior das hipóteses, a amputação do membro afetado.
Além disso, a diabetes descontrolada pode trazer uma série de outros problemas para a saúde do paciente.
A má circulação ocasionada pelo alto teor de açúcar no sangue diminui o fluxo das células de defesa nos membros inferiores reduzindo a proteção contra microorganismos na região.
Como a alta da glicose danifica os nervos periféricos, responsáveis por captar e transmitir estímulos. Assim, a pessoa acometida pelo diabetes deixa de sentir as alterações nos pés e a formação das feridas passa despercebida.
Além disso, tem o déficit de cicatrização causado pelo diabetes descontrolado que prejudica a regeneração de lesões, deixando-as expostas e vulneráveis para os micróbios.
Assim, qualquer pequeno ferimento, descuido com os pés em conjunto com a má circulação do diabético, tornam-se a receita perfeita para o surgimento de úlceras.
Normalmente, as complicações da diabetes surgem quando o tratamento não está sendo feito corretamente e a glicemia está descontrolada. A quantidade excessiva de glicose no sangue não prejudica apenas a cicatrização e pode causar lesões no corpo, como a úlcera no pé, mas também problemas nos olhos, vasos sanguíneos, coração e nervos.
As principais alterações na visão provocadas pela quantidade excessiva de açúcar no sangue são:
Além de ter hábitos saudáveis, seguir uma dieta regrada, controlar rigorosamente a taxa de glicose no sangue e tomar os medicamentos corretamente, o diabético deve sempre prestar muita atenção em sua visão.
Quaisquer alterações, como dores, barramento visual, manchas e sombras no campo de visão precisam ser interpretadas como sinais preocupantes para a saúde dos olhos.
Por isso, é providencial fazer consultas regulares com oftalmologista para que qualquer problema seja detectado precocemente. Assim, além do diagnóstico preciso é possível trabalhar a prevenção da saúde dos olhos e escapar danos sérios como deficiência visual ou até cegueira, complicações mais comuns para diabéticos que não tratam a doença da maneira correta.
Pronto, chegamos ao final deste conteúdo. É importante ressaltar que, provavelmente, o paciente que sofre de úlcera em pé diabético já tenha algum problema de visão instalado. Portanto, caso você sofra com as úlceras, além de buscar tratamento para elas é indispensável procurar um oftalmologista para tratar os problemas existentes na visão e evitar danos sérios e irreversíveis aos olhos.
Agende uma consulta com a doutora especialista em retina e cirurgia de catarata e dê o primeiro passo para uma visão saudável e nítida. Sua saúde ocular merece o melhor cuidado.
MÉDICA – CRM-SP: 150.466
Especialidade: Oftalmologia, RQE: 57238
Formada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina e especialista em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Com ampla experiência em retina clínica e cirúrgica, é especialista em cirurgias de retina e catarata. Atua como médica assistente e orientadora no Hospital de Transplantes Dr. Euclides de Jesus Zerbini.
Você sabia que o reembolso médico lhe garante o direito de escolher seu oftalmologista de preferência, mesmo que eles não sejam cadastrados no seu Plano de Saúde?
As informações contidas em nosso site têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvida, consulte um profissional médico, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas as informações aqui publicadas têm cunho educativo e são previamente revisadas pela Oftalmologista Dra. Geraldine Ragot de Melo, CRM-SP 150.466 | RQE 57238.
© 2020 – 2024 – Dra. Geraldine Ragot de Melo.Todos os direitos reservados. Criado e Gerenciado por: Black Cat Marketing Digital – Agência de Seo para Médicos.